quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Natal - Mimos para os convidados


Depois de quase um mês, aqui vai nosso primeiro post de 2011.

Não existe melhor coisa no mundo do que passar o Natal com as pessoas que amamos. E neste Natal de 2010 fizemos alguns mimos para os nossos convidados, como a bolachinha de limão com pistache e a sangria de frutas vermelhas. Ficou lindo e uma delícia.
Os Macarons da Green Short Doces também fizeram sucesso entre os convidados.






Segue receita da bolacha de limão com pistache.

Ingredientes:
1 xíc. de farinha de trigo
3/4 xíc. + 1 colh sopa de amido de milho
1 colh chá de fermento
1/4 colh chá de sal
110gr de manteiga - temperatura ambiente
1/2 xíc + 1 colh sopa de açúcar cristal
2 gemas - temperatura ambiente
1 colh sopa + 2 colh chá de zest de limão
3 a 4 colh sopa de suco de limão fresco
1 colh chá de essência de baunilha
1 3/4 xíc de açúcar de confeiteiro
1 1/2 xíc de pistaches sem casca, sem sal, torrados e picados

Preparo:
Misture a farinha, o amido de milho, o fermento e o sal em uma tigela. Na batedeira, em velocidade média, bata a manteiga e o açúcar cristal até ficar fofo e claro (de 3 a 4 minutos). Adicione então as gemas, a essência de baunilha e as zests de limão. Reduza a velocidade para baixa e adicione aos poucos a mistura de farinha até a massa ficar bem homogênea. Embrulhe esta massa em filme plástico e guarde na geladeira por aprox. 3 horas ou deixe de um dia para o outro.
Pré-aqueça o forno em 175 C. Em uma superfície polvihada de farinha abra a massa com um rolo e corte círculos de aprox. 6 cm. Para completar o formato de guirlanda, corte um furo no meio com outro cortador redondo de aprox. 2 cm. Coloque as guirlandas cortadas sobre papel manteiga, em uma assadeira, e leve para a geladeira por aprox. 15 min. Então leve ao forno e asse até ficarem douradas.
Depois de frias você já poderá decorá-las. Para isto, misture o açúcar de confeiteiro com 3 colh de sopa de suco de limão. Se esta mistura ficar muito grossa e pesada de trabalhar, adicione mais uma colh sopa de suco de limão. Mergulhe a superfície de cada bolacha neste "glacê" e com esta superfície virada para cima, salpique o pistache e deixe secar.

2 comentários:

FabiolaTeles disse...

Tudo tão lindo e criativo...
Fabiola.
http://blogencontrandoideias.blogspot.com/

Green Short Doces disse...

Denise, amei!

Bjs,

Barbara